14/10/2016 às 16:26:07 - Atualizado em 14/10/2016 ás 16:26:07 Imprimir

O valor de mercado mundial hidroponia está avaliado de US $ 19,95 bilhões (em 2015 ) e deve crescer para US $ 27,33 bilhões em 2020

Os dados estão na pesquisa da Research and Market, divulgados em agosto passado.

Segundo a pesquisa, o método de cultivo é um nicho de mercado que está ganhando popularidade, principalmente como “agricultura urbana” ou  personalizada.

A hidroponia  chama atenção como uma das práticas de crescimento mais rápido mundialmente. É reconhecida pela obtenção de plantas com uma qualidade superior e de forma sustentável, pelo baixo consumo de água e uso racional de nutrientes. Um dos principais factores de crescimento para a indústria hidropônica é o rendimento mais elevado em comparação com técnicas agrícolas tradicionais. Seja pelo  consumo crescente de culturas tradicionais, saladas exóticas e a crescente necessidade de segurança alimentar global, pode-se afirmar que a tendência é de crescimento desse  mercado.

A falta de consciência e conhecimento em relação ao cultivo sem solo e o alto custo inicial de investimento ainda dificultarão o crescimento do mercado em maiores extensões.  Mas o aumento do cultivo de plantas medicinais e a chamada agricultura personalizada podem oferecer oportunidades de crescimento para essa verdadeira indústria agrícola.

As empresas Greentech Agro LLC (U.S.), Argus Control Systems (Canada), Logiqs B.V. (The Netherlands), Koninklijke Philips NV (The Netherlands), General Hydroponics, Inc., Greentech Agro, Llc and Lumigrow, Inc. (U.S.) são citadas como os principais players desse mercado.

Antonio Bliska Júnior

Editor Revista Plasticultura

06/10/2016