10/05/2017 às 22:38:26 - Atualizado em 20/05/2017 ás 09:04:23 Imprimir

Quem nunca pesquisou no Google e navegou em vários sites procurando uma solução hidropônica ideal para seu cultivo?

É uma questão que não é complexa, mas a maioria dos iniciantes não sabe por onde começar e nem em qual site acreditar.

Nesse curto artigo irei explicar alguns conceitos básicos, voltado principalmente para os que estão começando na hidroponia, e também para os que já estão no ramo e enfrentam problemas.

Um dos principais segredos para o sucesso de uma boa produtividade de cultivos hidropônicos é a formulação da solução nutritiva ideal para sua cultura e para sua região. O principal objetivo nesse passo é encontrar uma formulação de custo mínimo pra uma produtividade máxima, e é de suma importância salientar que a absorção desses nutrientes pelas plantas vai ser influenciada por vários fatores bióticos e abióticos.

Por exemplo, em regiões de clima quente, como o nordeste, as plantas transpiram mais, assim, na cultura do tomateiro pode ocorrer deficiência de Boro, pois seu transporte ocorre no xilema, sendo transportado predominantemente via fluxo de transpiração, que é afetada principalmente pela temperatura, intensidade luminosa e pela umidade relativa.

Outro ponto interessante pra se entender é que o estágio de desenvolvimento da planta, o conheci
mento da demanda de absorção de nutrientes pelas plantas é essencial, principalmente as de ciclo mais longo.

Na figura 1A vocês podem perceber a taxa de absorção dos macronutrientes do tomateiro de acordo com sua idade, e na figura 1B os micronutrientes.

Assim, diversos autores propõem duas fórmulas de soluções nutritivas para o tomateiro, com ênfase de suprir Ca e B na segunda formula que é usada na fase reprodutiva. Já para a alface e outras folhosas de ciclo curto a maioria dos autores propõe apenas uma solução nutritiva.

Mas então a maioria se pergunta: Como ter uma solução nutritiva correta?

E resposta é muito simples, se ninguém fez algum trabalho científico para sua cultura, pra sua variedade e pra sua região, só resta você testar várias formulações de diversos autores.

Ou seja, não existe uma solução nutritiva universal, que seja adaptada a todas as espécies ou variedades ou regiões.

Então pra você que esta começando seu cultivo hidropônico você deve seguir alguns passos básicos em ordem cronológica.

As Primeiras coisas a fazer são a da escolha da cultiva, da variedade e conhecer o ciclo de cultivo. Depois disso deve-se fazer uma pesquisa em artigos científicos que usem a mesma cultura, a mesma variedade, e se conseguir, na região mais próxima da sua ou de clima parecido, e olhar qual fórmula eles usam (isso vai servir como um ponto de partida pra sua formula ideal).

Mas se você não está a fim de pesquisar em artigos científicos eu indico como ponto de partida pesquisar a fórmula de Furlani (1997), principalmente para a região de São Paulo.

Composição das soluções de ajuste para as culturas de hortaliças de folhas

Para você não trocar a solução nutritiva a cada 30 dias, é muito importante que conheça o que cada nutriente faz na planta e em que proporções são absorvidas, e também as suas deficiências, assim você irá adicionar apenas os nutrientes que foram absorvidos em maior quantidade. Como podem observar no Quadro 8, Furlani sugeriu 3 composições de soluções que devem ser repostas de acordo com a carência da planta. Isso evidencia a importância de se conhecer a taxa de absorção de cada cultura.

Cada fórmula possui uma condutividade elétrica específica medida por um Condutivímetro. Essa medição deve ser realizada diariamente e a reposição da água também diariamente. O segredo pode estar aqui, você pode fazer teste com soluções mais concentradas ou menos concentras, aumentando ou abaixando a condutividade elétrica, pra achar a que melhor se adapta as suas condições.

Existem vários sais que fornecem os mesmos nutrientes para as plantas:

  1. Optar por aqueles fáceis de dissolver em água
  2. Baixo custo
  3. Facilmente encontrados no mercado.

Existe uma grande carência de pesquisas nas mais diversas regiões do Brasil na área da hidroponia, por isso faz-se necessário testes e contribuições para um manejo da solução nutritiva nas plantas das mais diversas culturas e variedades, que refletem em impactos diretos na produção nesse método de cultivo.