12/06/2017 às 16:05:32 - Atualizado em 12/06/2017 ás 16:05:32 Imprimir

Excesso de chuvas, geadas, granizo, altos índices de radiação solar e demais intempéries são motivos de grande preocupação para os agricultores. Assim, estufas, telados e túneis  são os principais tipos de proteção utilizados. Devido aos maiores custos de implantação, se comparados ao cultivo a campo aberto, a escolha da cultura a ser produzida é fundamental para o sucesso. Recomenda-se escolher hortaliças de maior valor agregado e mais suscetíveis às adversidades climáticas.

shutterstock_567716614

As principais vantagens para o horticultor que investe em cultivo protegido são produção na entressafra; aumento de produtividade e qualidade dos produtos; menor incidência de pragas e doenças; diminuição e melhor controle no uso de agrotóxicos e melhores condições de trabalho.

Quem vem ganhando destaque no mercado de estruturas para cultivo protegido é a Estufas Proteto, da cidade de Tupã-SP.  Segundo Nivaldo Agostinho, proprietário da empresa, a procura por estruturas tem aumentado continuamente.

“Ter uma estufa traz mais segurança ao horticultor, principalmente neste momento em que o clima tem sido instável em todo o país, já que possibilita um ambiente mais controlado e consequentemente, produtos com maior qualidade”, afirma Nivaldo.

A empresa atende produtores de todos os portes e perfis: “Temos clientes que estão começando do zero e também pessoas que já trabalhavam com hortaliças a campo aberto e que agora querem otimizar sua produção”, explica o proprietário.


Todos os anos a ISLA Sementes lança tradicional calendário risque-rabisque que vai muito além dos dias e meses do ano, apresentando dicas e novidades do setor para produtores e consumidores. Em 2017, o curador do conteúdo foi o Canal do Horticultor, que apresenta mês a mês uma tendência da horticultura e um case que se destacou no mercado ao implementar esta tendência. A Estufas Proteto é o case do mês de novembro!

Siga acompanhando o Canal do Horticultor para ver todos os cases!